Alunos do Técnico em Meio Ambiente participam de audiência pública sobre mudanças climáticas
Quarta-feira, 1 de outubro de 2025
Última modificação: Quarta-feira, 1 de outubro de 2025
Estudantes do curso técnico em Meio Ambiente e da graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária do CEFET-MG marcaram presença em audiência pública sobre mudanças climáticas realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte no dia 16 de setembro.
A atividade ocorreu a partir de um convite da Local Conference of Youth (LCOY Brasil), iniciativa global organizada por jovens realizada em mais de cem cidades pelo mundo no contexto preparatório para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Um dos pontos altos da audiência foi a apresentação da Declaração das Juventudes de Belo Horizonte pelo Clima, iniciativa pioneira no Brasil. O documento reúne propostas elaboradas coletivamente por jovens da capital e tem como objetivo subsidiar políticas públicas voltadas para justiça climática, sustentabilidade e participação cidadã.
O documento foi lido diante de gestores públicos, estudantes e entidades ligadas ao tema em audiência da Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor. Segundo os propositores da audiência, o objetivo do encontro foi “construir pontes” entre os jovens, o poder público e a sociedade civil, e debater possíveis “desdobramentos legislativos” das propostas, garantindo que sejam efetivamente consideradas.
Uma aula de cidadania
A presença dos estudantes do CEFET-MG foi considerada de grande relevância acadêmica e social. Durante a audiência, os alunos Arthur Ribeiro, Nicole da Silva e Ana Júlia Magalhães tiveram a oportunidade de se pronunciar, apresentando reflexões e propostas sobre os impactos das mudanças do clima em Belo Horizonte. Em suas falas, destacaram a necessidade de políticas públicas inclusivas, ações de mitigação do racismo ambiental, soluções técnicas eficientes e a inclusão efetiva da juventude nas tomadas de decisão política.
As contribuições dos alunos foram elogiadas por vereadoras presentes, que ressaltaram tanto a qualidade do conhecimento acadêmico, quanto a visão crítica e social demonstrada pelos jovens, incentivando sua continuidade em espaços de debate e de formulação de políticas públicas.
A professora do Departamento de Ciência e Tecnologia Ambiental (DCTA) Karina Bonitese acompanhou os alunos durante a audiência pública e destacou como a experiência vai ao encontro do papel formativo do CEFET-MG. “Momentos como esse aproximam a teoria da prática, inserindo nossos estudantes em processos democráticos de construção coletiva e reforçando sua responsabilidade como futuros profissionais e cidadãos comprometidos com um futuro sustentável”.
Mais
Acesse o Instagram da LCOY Brasil.
Visite o site da Câmara de Belo Horizonte e conheça os detalhes da audiência pública.
A última edição da revista de divulgação científica Túnel do CEFET-MG trata das “Mudanças Climáticas”. Leia.
Confira os detalhes e a notícia completa aqui.

Serviço de e-mail